Background

Contabilidade Digital Completa

Infoprodutor, Co-Produtor, Afiliado, Gestor de Tráfego, Agencia de Lançamentos,
entre outros. Manter sua empresa legalizada é evitar problemas com o fisco.
Atendemos todas as plataformas do mercado.

INICIE SUA CONTABILIDADE CONOSCO
Background

Tenha contadores
especialistas para cuidar
das rotinas da sua empresa.

CONHEÇA NOSSOS PLANOS
Background

A sua empresa
organizada e bem planejada
financeiramente!

CONHEÇA NOSSOS PLANOS

Notícias

13º salário - Primeira parcela deve ser paga hoje

Termina hoje (dia 30) o prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário de 2021.

O 13º salário tem natureza de gratificação (gratificação natalina) e está previsto na Lei nº 4.090 de 1962Lei nº 4.749 de 1965  e regulamentado pelo Decreto nº 57.155 de 1965.

Quem tem direito

O pagamento será devido ao empregado urbano, rural e doméstico e o trabalhador avulso, com base no valor da remuneração de dezembro.

Parcelas

O 13º salário deverá ser pago em duas parcelas:  

- 1ª parcela: entre os meses de fevereiro e novembro de cada ano, o empregador  pagará, como adiantamento da gratificação, de uma só vez, metade do salário  recebido pelo empregado no mês anterior;  

- 2ª parcela: até o dia 20 de dezembro de cada ano, tomando-se por base a remuneração devida nesse mês, de acordo com o tempo de serviço do empregado no ano em curso.  

Única parcela

Embora adotado por muitas empresas, o pagamento do décimo terceiro salário em parcela única não é procedimento previsto na legislação trabalhista. A regra para pagamento do décimo terceiro salário expressa no Decreto nº 57.155/1965, Regulamento do Décimo Terceiro Salário é duas parcelas. Assim, entendemos que o pagamento não poderá ser realizado em parcela única.

Valores devidos

O pagamento corresponderá a 1/12 (um doze avos) da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente, sendo que a fração igual ou superior a 15 (quinze) dias de trabalho será havida como mês integral.

Para os empregados que recebem salário variável, a qualquer título, a gratificação será calculada na base de 1/11 (um onze avos) da soma das importâncias variáveis devidas nos meses trabalhados até novembro de cada ano. A essa gratificação se somará a que corresponder à parte do salário contratual fixo.

Atraso no pagamento

A ausência de pagamento até a data limite poderá ser autuada pelo Ministério do Trabalho e pagar multa pela infração.

Além disso, pelo descumprimento das obrigações do empregador o trabalhador empregado poderá requerer a rescisão de seu contrato de trabalho e a respectiva indenização, nos termos do art. 483, alínea "d" da CLT. 


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Assescon Contabilidade

Assescon Contabilidade

WhatsApp
WhatsApp